sábado, setembro 16, 2006

Deux, trois choses que je sais d'elle

O título é de um filme do Jean-Luc Godard, o pai da novelle vague no cinema. Ao contrário do Glauber Rocha, que tendeu para o barroco, Jean-Luc Godard fazia um cinema minimalista. Para quem não quer entrar nas alegorias dos filmes dele, aconselho dois filmes simples: O Acossado ( a Bout de Souffle ) e Masculino e Feminino.

O Acossado é claramente inspirado no film noir dos EUA. Elementos essenciais do film noir são a mulher fatal, a queda do homem a fim dela, e a polícia metida no meio de alguma forma. Neste filme Jean-Paul Belmondo rouba uma grana, apaixona-se pela Jean Seberg, uma deliciosa lourinha de cabelo picotado que vende jornais nas ruas de Paris, planejam fugir juntos e o resto vocês vejam.

Em Masculino e Feminino há cenas de absoluta paródia à classe mérdia metida a intelectual de esquerda engajada. Este é o Jean-Pierre Leaud, protagonista de uma carrada de filmes do François Truffaut, o cieneasta de nouvelle vague romântico. Jean-Pierre Leaud se apaixona por uma bobinha que quer cantar, e aliás na vida real era cantora mesmo. Ele morre de ciúmes de uma miguxa da cantora que lhe tomou o coração. É deste filme a famosa citação sobre coca-cola, a água negra do imperialismo, da geração coca-cola, mas a pedidos ( hum...) Godard mudou para Pepsi no filme.

O filme é dividido em quize partes, o final é um ponto de interrogação. Vale a pena vê-lo por ser um Godard sem grandes pretensões ou conjecturas.

Até+!

--tina

2 comentários:

Dazinha disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh
To tentando a mi dias comentar aqui..o que aconteceu com os comentarios???
achei que os tinha tirado pra sempre..rs.
Voltei com o blog dps de um longo descanso me recuperando de algumas coisas emocionais e psicologicas.
E tive que voltar,consequentemente, a ler seus posts maravilhosos haha e ÚNICOS!

Tentarei ver os filmes,aqui em são josé é meio dificil achar coisas que estejam fora do padrão king das brilheterias..rs..tudo mto blockbuster..mas ainda da pra achar alguns.

Veja se aparece.
UMa beijocona querida!

greentea disse...

naotenho conseguido deixar comments e nao sei do outro blog...

gosto de te visitar mas e sempre tao dificil!!

beijinhos