quinta-feira, novembro 01, 2007

A lista da Rolling Stone Brasil - Os Mutantes

Disse para a minha sobrinha que "tentar" é papo furado. O lance é "vou fazer". Então o rock nacional há 40 anos vem tentando ser e na lista dos cem mais da revista Rolling Stone BR Os Mutantes tiveram quatro discos nos cem mais e Jorge Ben apareceu e Tim Maia outros quatro eu só quero chocolate, ou seja:

-- Depois da Tropicália a fonte secou?

Só pode ser que a efervescência do movimento, que não era Sonrisal, durou por seu significado na vida cultural brasileira. A Tropicália fez legítimos gostos populares tão diversos quanto o baticum latino de bordéis quanto a música mais erudita de nossos vizinhos enquanto devorou o SPLHClub Band, vomitando um som dissonante,orquestrado pelo Duprat, transformado através d'Os Mutantes em ironia e meta-linguagem antropofágica.

Tivemos a Semana de Arte Moderna de 1922, cujos conceitos de antropofagia intelectual foram inspirados e copiados pois arte não tem fronteiras nem copyright ou copyleft.

Em 1968, Hélio Oiticica criou uma instalação chamada Tropicália. Esta deu o nome ao movimento de Gil e Caetano, Torquato, e muito smais impulsionados pelos festivais televisionados.

Em meados de novembro será lançada a coletânaea do show onde a viagem de regresso à vista pública gerou uma febre de jovens a pessoas de meia-idade para ver a lenda. A coletânea é lançada com todo capricho pelo selo do David Byrne. O som é puro e vale a pena. Há uma coletânea de DVDs.

Enquanto isso, Os Mutantes estão compondo e em estúdio para novas canções, segundo o blog Omelete. Não tenho o link mas é só assinar um Google Alert que você também poderá receber notícias sobre Os Mutantes.

Entre na nova era da Net e assine um Alerta, crie sua barra Google, e espere pelo Maka Maka, cujas novidades estão no Giggle Matters.

--direto do meu Google Bar, Tina Oiticica Harris

2 comentários:

Sergio disse...

Olá, Tina!

Caramba!! acho que estou quase uma hora no teu blog, tentando entender porque nao consigo comentar..rs...tentei mandar email com fotos de maceió, voltou...e de tanto fuçr , cheguei aqui. Acho que agora vai. Vou adicionar esse endereço para ficar mais fácil. Eu timnha esse linkado, mas de uns tempos pra cá esse nao abria.

Um beijo e bom fim de semana

Magui disse...

Nem pode , é como americano fazendo samba. Não dá certo.
http://somagui.zip.net