domingo, dezembro 03, 2006

Um pouquinho da historia dos Violent Femmes

Nem o Gordon Gano nem eu somos gracinhas como fomos. Ele era muito bonitinho. Faz dois ou três dias, quando postei aqui o Violent Femmes, que vi seu rosto pela primeira vez.

Em 1987 meu namorado e eu nos mudamos do campus universitário. Por coincidência, morava na nossa rua um amigo meu. E foi ele quem nos introduziu ao som dos V.Femmes. Como sempre acontece comigo, foram as letras que me seduziram.
Letras V.Femmes autorizadas

O disco é de 1982, se me recordo bem. Em 1987 não usavam ainda tantas palavras de baixo calão. As das letras dos Femmes são honestas; o reflexo da frustração do adolescente que não consegue uma foda, por exemplo. Os lençóis molhados, o sentimento de irritação nervosa, talvez por drogas, talvez por situações fora de seu controle.

Para mim, a eterna adolescente, o disco "Add It Up" foi uma revelação. Compramos o CD, compramos os seguintes. Nunca lemos sobre os V.Femmes. Soubemos através do nosso amigo que o Gordon Gano tinha virado Bíblia. O grupo acabou.

Quando estava montando este blog encontrei os Violent Femmes no You Tube. Aliás, havia menção deles em um blog. Diziam que a banda era punk/folk, uma combinação meio que rara. Fui na wiki, tava lá. O parágrafo que categoriza os V.Femmes como punk/folk se repete em quase todos os websites. No site oficial deles não. Que cuidado se deve ter com sites de gente preguiçosa. Nunca ouviram a música dos V.Femmes com cuidado.

O que sei é que de repente eles se deram conta de que várias gerações pubescentes tocaram suas frustrações ao som do Add It Up. Resolveram dar shows com material deste primeiro disco. Vão dar show no Fillmore, em San Francisco, dia 28 de dezembro.

O mais gostoso da estória é que a revista Rolling Stone, que dizia que o som da voz do Gano expulsava as pessoas da audiência deve estar sem graça. Os Violent Femmes são a única banda da estória que recebeu disco de platina sem nunca ter estado nos 200 primeiros mais vendidos da Billboard. Efeito cumulativo da voz de taquara rachada a chorar as mágoas púberes. Bem-feito, seu nariz tá errado e não tem jeito.

Aqui está um link da wiki em inglês wiki info V.Femmes

Sim, ainda gosto demais deles. Por acaso deixei de ser adolescente?

Abaixo vai uma foto que tirei em 2003 da ponte do Feelin' Groovy, ou 59th Street Bridge. Nunca iria desconfiar. Foi um amigo que cartou e me disse depois que supliquei para acabar o mistério. O vídeo acabou de ser postado e é legit composição da música no ato. Diria minha mãe, "Não sei não..."

Nenhum comentário: