sábado, novembro 18, 2006

Os anos oitenta 1980-85

Hoje vejo uma nostalgia imaginária, de gente que estava de cueiro nos anos oitenta. Talvez realmente nada excepcional tenha aparecido na música depois dos anos oitenta, talvez só o Nirvana, o Beck e o Jakob Dylan. Quais as circunstâncias históricas para tal explosão musical, especialmente advinda de Manchester, England, England ?

A classe operária inglêsa comia o pão que a demônia amassou. Maggie Thatcher massacrava o povo. Os trabalhadores das minas de carvão no norte industrial inglês foram à greve. Mais de um ano. Perderam para a Sra. Algoz Mão de Ferro. O período 1979-1991 pode ter sido um período fértil na música no Reino Unido; quanto desta força musical foi provavelmente gerada pelas condições péssimas de vida das classes trabalhadoras, quando o desemprego chegou a 30% em algumas áreas é uma resposta que a própria música pode responder. Vejam Joy Division, de Manchester. Um som ligeiramente dissonanante, certamente triste. O cantor/autor Ian Davis se mata depois de escrever um livro, casar e ter uma filha aos 23 anos.

O movimento roqueiro de Manchester nos anos oitenta, Joy Division, The Smiths, de outras partes, The Cure, Siouxsie and the Banshees, triste, melancólico, bem construído ou na música ou no verso, refletia a reação artística da juventude inglesa à patada da Primera Ministra miguxa do Ronnie Reagan, que dava outra aos americanos, em sua prática de doo-doo economics segundo Bush père.

Há mais exemplos de new wave, punk, a seguir. Importante ressaltar que o movimento de rock USA mais importante não era no mesmo estilo do inglês. Quem conhece Bruce Springsteen, John Mellencamp, Bob Dylan, continuando sua carreira, alguns talentos fogem do terreno americanices: Talking Heads, Devo, Ramones ( superpunk), R.E.M. Laurie Anderson pinta de um terreno desconhecido, com música fora do terreno antes conhecido.

Está difícil prosseguir depois de uma busca por UK rock economics 1980s e variantes e não encontrar nada. A Wiki mandou que eu escrevesse o artigo. Boa idéia.

Vou deixar mais uns goth/punk o que rolar para quando siga a parte escrita. Vejo se falo com meu amigo de Madchester.

Nenhum comentário: